Seguros que não cumpriram com critério, como prova de vida ou perícia médica, estão na mira do instituto.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia, em outubro de 2024, uma nova convocação de milhares de segurados que precisam regularizar sua situação junto ao órgão. A medida visa garantir a atualização dos dados e o cumprimento de critério como prova de vida e perícias médicas, especialmente para beneficiários que estão há mais de dois anos sem revisão.
Quem será convocado?
Entre os segurados convocados estão aposentados por invalidez que não realizaram perícia há mais de dois anos, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) que não atualizaram seus dados junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além dos segurados que receber auxílio-doença ou auxílio-acidente e precisar passar pelo chamado “pente-fino” do INSS.
Prazo e forma de convocação
Os segurados têm o prazo de 30 dias, a partir dos dados de notificação, para serem apresentados ao INSS. As convocações poderão ser feitas por diversos meios, incluindo SMS, telefonema, aplicativo Meu INSS, extrato bancário, carta ou publicação no Diário Oficial da União.
Essa ação faz parte dos esforços do INSS para garantir a transparência e a regularidade nos benefícios concedidos, evitando pagamentos indevidos.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do O Petróleo no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.
Deixe o Seu Comentário