Como lidar com um corte de cabelo ruim

Saiba como lidar com um corte de cabelo ruim com dicas de especialistas para corrigir e aproveitar ao máximo a situação.

Muitas vezes, muita reflexão e planejamento cuidadoso são gastos para decidir o que fazer com seu cabelo – como estilizá-lo, que novo visual adotar e como melhor complementar suas características faciais ou representar sua personalidade. Portanto, se toda essa excitação resultar em um resultado totalmente desfavorável no salão, você poderá sentir uma ponta de decepção. Mas não tenha medo. Se você acabar com um corte de cabelo ruim, há várias coisas que você pode fazer para atenuar os danos, de acordo com os estilistas. As cabeleireiras Holly Seidel e Corinna Hernandez nos deram suas melhores dicas sobre como consertar ou aproveitar ao máximo uma infeliz visita ao salão.

Fale com seu Estilista

Como lidar com um corte de cabelo ruim
Como lidar com um corte de cabelo ruim

A comunicação aberta com seu estilista pode ajudar muito, então seja aberto e franco sobre como você está se sentindo. Abordar um artista profissional e dizer alguma versão de “Não gosto do seu trabalho” pode ser intimidante, mas um bom estilista sabe que seus cortes são pessoais do cliente, não do estilista. Se você é um cliente antigo e se sente confortável com seu estilista, Hernandez incentiva essa conversa. “Pode ter sido uma simples falha de comunicação”, ressalta ela. Ou talvez haja algumas pequenas coisas que você não gosta e, nesse caso, diz Seidel, “seu estilista ainda pode fazer ajustes”.

Obtenha uma Segunda Opinião

Depois de conversar com seu estilista, você pode optar por uma segunda opinião do dono do salão ou de um estilista mais experiente. Se parece que você e seu estilista estão sentindo falta um do outro, pode haver outra pessoa que esteja na mesma página. “Se você informar ao seu estilista original que está consertando [seu corte], ele poderá reembolsá-lo ou compensar o novo serviço para que você não pague duas vezes”, diz Seidel. Hernandez ressalta que um estilista mais qualificado pode ser mais caro, mas “[seus] cortes geralmente crescem lindamente.”

Deixe Crescer

Uma vantagem de um corte de cabelo ruim é que ele crescerá e, às vezes, a paciência é a melhor opção. Se você fez um corte drasticamente mais curto do que esperava, pode parecer apocalíptico, mas o que você não quer fazer é consertar sozinho. “Muitas vezes, isso pode piorar muito o [seu corte] e o período de crescimento pode demorar muito mais”, alerta Seidel. “Não apenas o cabelo cresce rapidamente, mas na maioria das vezes, alguns ajustes podem ser feitos pelo seu cabeleireiro para ajudar seu cabelo a ficar melhor à medida que cresce.”

Tente Usar Extensões de Cabelo

Extensões de cabelo podem adicionar comprimento e volume a um corte de cabelo ruim, ajudando a reparar os danos enquanto ele cresce. Essas mechas de cabelo preso são extremamente fáceis de usar para iniciantes, sem necessidade de experiência prévia. Tape-ins ou extensões coladas são uma solução de longo prazo, enquanto clip-ins ou halos permitem a decisão diária sem necessidade de instalação profissional.

Acessórios com Clipes e Chapéus

Os acessórios podem ser uma ótima maneira de mascarar pequenos problemas com seu corte de cabelo. Franja desfavorável? Opte por um puf dos anos 2000. Camadas grossas? Um divertido clipe de garra pode aprimorar seu trabalho pela metade com o mínimo de tempo e esforço. Updos fofos com presilhas elegantes podem aproveitar ao máximo a situação do seu cabelo até que ele fique longo o suficiente para ficar solto.

Considere Procurar um Novo Estilista

Procurar outro estilista depois de obter um corte ruim deve vir com alguma preparação séria e investigação. “Perceba que nem todo cabeleireiro tem o mesmo estilo estético, formação ou experiência”, diz Seidel. “Pergunte às pessoas que você conhece com bons cortes de cabelo e cabelos semelhantes aos seus, onde e a quem elas vão”, sugere Hernandez. Pesquise no Google o que você procura e verifique as redes sociais ou site do estilista para garantir que combinem com seu tipo de cabelo e estética.

Experimente Modelar seu Cabelo de Novas Maneiras

Um corte de cabelo ruim pode ser uma oportunidade para tentar modelar seu cabelo de novas maneiras. Diferentes opções de estilo são uma ótima maneira de passar pela transição. “Talvez mude de parte ou solte o cabelo”, sugere Seigel. “Mesmo usar um modelador de cachos para adicionar ondas pode disfarçar bem um corte ruim.”

Faça Outro Corte de Cabelo

Embora possa parecer contra-intuitivo, outro corte de cabelo do mesmo estilista ou de um estilista diferente pode consertar alguns dos danos mais ofensivos. Mesmo que isso signifique que você perca mais comprimento do que gostaria, fazer outro corte de cabelo que fique bem enquanto você deixa seu cabelo crescer novamente pode ajudar com qualquer aspecto do seu corte que esteja incomodando.

Use Produtos para Adicionar Volume e Corpo

Se o seu cabelo parece fino, liso ou caindo de maneira nada lisonjeira, usar produtos para adicionar volume e corpo pode transformar totalmente o seu visual. Ferramentas de modelagem combinadas com spray texturizante, lifting de raiz ou mousse volumizadora podem lhe dar um pouco de va-va-voom que pode estar faltando em seu corte de cabelo ruim. Se você não tiver certeza de como pentear seu cabelo para obter esses resultados, pergunte ao seu estilista ou procure outro estilista que possa lhe dar algumas dicas sobre a melhor forma de estilizar seu corte de cabelo específico.


Nadson Santana

Nadson Santana é um escritor e influenciador em cabelos e beleza, conhecido por abordar desde cuidados básicos até as mais recentes tendências. Com um olhar atento ao universo da moda, suas contribuições vão além, tocando em aspectos de bem-estar e estilo de vida.

google newa

+

Relacionadas